ferramentas

Você sabia que ter um site e estar na internet não é nenhuma garantia de resultado? É verdade, pois um site só dá retorno quando o conteúdo dele não é obsoleto, e, principalmente, quando a navegação é completamente livre de falhas. Se você recentemente fez um site ou está pensando em fazer, tenha em mente uma coisa muito importante: manutenção técnica é tão importante quanto a criação do site, pois só assim o bom trabalho será mantido.

Aqui na Origgami, por exemplo, nos preocupamos muito em falar a verdade para nossos clientes, e a verdade é que um site – assim como um carro – pode apresentar algum tipo de falha mais cedo ou mais tarde. Para não ficar na mão, só há uma saída: realizar manutenções com regularidade, afinal de contas a tecnologia evolui muito rápido e o seu site precisa seguir esse ritmo.

Veja abaixo algumas razões que podem influenciar na necessidade de atualização técnica:

Mudanças precisam ser acompanhadas

Um site trabalha integrado com ferramentas de terceiros, como Facebook e Instagram por exemplo. Muitas vezes essas ferramentas mudam sua forma de comunicação, e se o site não acompanhar essas mudanças o funcionamento da integração se compromete.

A própria hospedagem do seu site evolui

O próprio serviço de hospedagem do seu site também melhora com o tempo. As linguagens de programação sofrem constantes atualizações por motivos de segurança e performance. Em alguns casos, novas versões podem tornar certas funções inclusive obsoletas. Se o site fizer uso dessas funções e não for adaptado para as novas, provavelmente vai apresentar algum erro. Além disso, novas funcões podem ser incorporadas nas versões mais recentes das linguagens, e somente um serviço de manutenção eficiente vai ser capaz de providenciar as alterações necessárias para tornar seu site mais rápido e seguro com base nessas novidades.

Manutenção para manter a segurança

O que não falta são pessoas mal intencionadas desenvolvendo vírus e procurando brechas para se dar bem. Quando se trata de uma atualização crítica de segurança o WordPress faz a tarefa sozinho, para não dar sorte ao azar, o que por um lado é bom, pois mantém o site seguro, mas pode causar alguma alteração no site.

Mas afinal, por que essas mudanças? Sistemas mais eficientes, mais seguros e com novos recursos são constantemente desenvolvidos, tornando necessário o lançamento dessas atualizações. Não acompanhar essa evolução significa parar no tempo e ignorar o que está ao redor.

A decisão de fechar um plano de manutenção ou não é sempre do cliente, mas não é papo de vendedor dizer que o barato pode sair caro. Ou seja, caso o cliente não queira a manutenção e o site apresentar um problema, o custo de reparação é muito mais caro do que uma mensalidade do plano (e quando falo muito mais caro, pode ser realmente MUITO mais caro!).

Quer saber mais sobre o plano de manutenção? Entre em contato!