Nesta semana dois clientes me perguntaram como criar uma newsletter. É uma coisa que parece complexa, que só um designer ou uma pessoa super ultra mega blaster entendida de marketing digital consegue fazer. Mas não! Você mesmo pode criar um e-mail marketing para mandar pra sua base de clientes. Tá querendo saber como? Então vem que eu te ensino ;)

Existem milhões de maneiras de se mandar uma newsletter. Eu não vou falar de todas elas – até porque não conheço todas elas -, vou me concentrar em uma só ferramenta: o MAILCHIMP.

“Pô, Raphael… Mas o Fulano falou que esse Mailchimp não é legal”

Então faz o que ele te disse

Que nada! O Mailchimp é legal sim, principalmente para iniciantes. É que a ferramenta é paga, mas, se você não tem mais do que 2.000 contatos na sua lista de e-mails, pode usar o modo free, que popularmente é conhecido como 0800 (e quem não ama um 0800?).

Bom, eu gravei a minha tela e fui comentando em cima, daí postei no Youtube e tá MUITO MELHOR assistir ao vídeo do que ficar lendo tutorial chato. Só não presta atenção na voz de pato rouco :/

Antes do vídeo, algumas considerações:

  • O Mailchimp é em inglês, mas não se preocupe porque dá pra entender tudo. Prova disso é que até eu entendo, mesmo com o CCAA vencido há uns… 15 anos!
  • Se você tem mais do que 2.000 e-mails não se descabele. A conta não vai ser mais free, é verdade, mas o preço que se paga é ridículo. Dá uma olhada AQUI.
  • Os templates disponíveis, mesmo os básicos, são responsivos. Ou seja, se adaptam pra dispositivos móveis, como celulares e tablets.
  • Depois que você mandar o seu primeiro e-mail marketing, volta no Mailchimp pra olhar as estatísticas. Dá pra ver quantas pessoas receberam, quantas abriram, quantas clicaram… E além da quantidade, dá pra ver as pessoas que fizeram essas ações
  • Se você não quiser ter trabalho ou então se quer algo mais profissa, fale com a Origgami. Por aqui a gente cuida desde a criação da arte até o disparo e o envio de relatórios. É resultado na certa!

“Se newsletter é um serviço da Origgami, por quê você está aqui ensinando?”

🙄

Boa pergunta.

Tá, bora pro vídeo (antes que eu desista)? 

E aí, achou fácil? Tenho certeza que sim :)

Mas como você deve ter percebido, não mostrei como enviar, apenas como criar a arte de forma fácil dentro do Mailchimp. O envio não tem mistério, basta seguir poucos passos. Se mesmo assim você tiver dúvida, comenta aqui no post que eu ajudo. Talvez até role um vídeo igual ao de cima, mas ensinando a publicar.

Pra fechar… Veja como ficou a newsletter de exemplo que fiz no vídeo: